O apartamento existente tinha os cômodos que o jovem casal precisava. Era necessário apenas eliminar o quarto de serviço e acrescentar um novo banheiro. Porém, o apartamento se encontrava extremamente deteriorado após anos sem manutenção. Uma vez que numerosos reparos seriam necessários, assim como a substituição de todas as instalações, decidimos fazer alterações que não teriam impacto significativo no orçamento, com o objetivo de adaptar melhor a distribuição aos novos moradores.

Ainda mantendo o número de quartos e acrescentando um banheiro, a área de convívio, que antes era apenas a sala, foi mais do que duplicada no novo apartamento, integrando a cozinha, um quarto de visita reversível –no qual poderão ser instaladas divisórias móveis que já foram projetadas–, e a varanda de um dos quartos –que pode pertencer a esse quarto ou à sala, dependendo da posição de uma porta de correr–.

Desta forma, a sala passou a ter três janelas generosas com vista ao interior da quadra arborizado, e as duas fachadas do apartamento ficaram conectadas pela cozinha, aumentando significativamente a luminosidade e qualidade da ventilação do antigo apartamento. Os banheiros, que já precisavam ser refeitos, contam agora também com dimensões mais generosas. O banheiro da suíte foi aberto ao máximo para dois ambientes, captando a iluminação possível para que um pouco dela também possa chegar ao banheiro social.

As antigas esquadrias de guilhotina contrapesadas foram restauradas, assim como o piso de taco de madeira, e uma porção do piso original de pastilha hexagonal branca da cozinha, que estava em boas condições, sendo esse tapete de pastilhas a base para o novo desenho da bancada da cozinha. Da estrutura de pilares e vigas também aproveitamos o material, descascando alguns elementos e deixando o concreto aparente, o que também serviu para criar novos móveis a partir deles: o conjunto de sofá, sofá-cama e mesa lateral da sala, construídos também em concreto aparente. Paredes e pisos em ladrilho hidráulico branco e colorido, pisos e bancadas em cimento queimado, móveis projetados em madeira maciça e a porta em folhado de madeira natural tingido de verde complementam os interiores junto com os materiais restaurados do apartamento original.

Projeto de arquitetura:

Fernando Delgado, Isabela Canêdo, Renan Vargas

Localização:

Rua Rainha Elizabeth, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Data início:

2022

Data finalização:

2023

Área construída:

82m²

Fase:

Projeto construído

Construção:

Calebe Beleza Barros

Marcenaria:

Fabio Cardoso (Arca de Noé Marcenaria)

Fotografias:

André Nazareth

Desenhos