Após alguns anos morando de aluguel, os inquilinos viraram proprietários e queriam fazer uma pequena reforma no apartamento para renovar as áreas molhadas, que não estavam em bom estado apesar da pouca idade do prédio. Aproveitando as instalações existentes, e eliminando apenas algumas paredes, ganhamos amplitude e possibilitamos novos usos e percursos que não existiam.

A janela do prisma de ventilação do prédio, onde ficava a área de serviço, permitiu criar uma varandinha interna que conecta a cozinha, a nova área de serviço compacta e aberta à cozinha, e um quarto convertido em ambiente flexível, que funciona como escritório, quarto ou saleta.

Os novos bancos, bancadas e mesa de concreto aparente estendem a cozinha à sala e à nova varandinha. Assim, a cozinha se soma aos lugares de estar e se estabelece como novo centro da casa, onde cruzam as áreas de convívio. Os novos materiais propostos, assim como as vigas e laje, agora sem gesso, em concreto aparente, introduzem elementos com texturas artesanais ou naturais e cores, em contraponto com o interior uniforme do apartamento existente.

Projeto de arquitetura:

Fernando Delgado, Isabela Canêdo, Renan Vargas

Localização:

Rua Oliveira Fausto, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Data início:

2021

Área construída:

35m²

Fase:

Projeto em andamento

Desenhos